Entre em contato conosco: https://linktr.ee/almatranspessoal

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A boa farsa dá preguiça

Hoje, aplaudo de pé a genialidade de Ariano Suassuna, pois acabo de conhecer mais um texto seu tão maravilhoso: A FARSA DA BOA PREGUIÇA!!!

Sou muito grato à versão que se encontra em cartaz no SESC Vila Mariana, pois me fez enxergar o quanto um dramaturgo pode ser generoso. Nesse texto, Ariano Suassuna mais uma vez estimula a criação: personagens bem desenhados, um enredo de piadas bem ajustadas, uma musicalidade implícita... enfim divertidíssimo!!! Um real convite à experimentação!!!

Uma pena que de tantos profissionais envolvidos, somente uma atriz tenha entendido a pegada do dramaturgo. Triste assistir a um musical que não tem sonoplastia, que possui uns 2 ou 3 momentos musicados (e bem tímidos) e cujo trabalho vocal peca na articulação das palavras. Que possui uma iluminação que sequer tem a sensibilidade de acender a plateia em uma cena na qual o ator vai até o público. Pena que o cenário de tão batido, e em um palco tão grande, reduz o espaço cênico. Ou que os figurinos dêem a sensação de que os atores utilizam pijamas em cena.

Teatro definitivamente não se resume a um bom texto ou à bela criação de uma única atriz (quando se há vários outros companheiros em cena). Se teatro é o que se vê, entende-se que é necessária uma harmonia dos elementos.

Fazer rir com um texto tão bom, não é muito difícil. Mas e qual é a qualidade desse riso? O meu era um risinho de canto de boca. Tive a impressão de que muita gente se esforçava para achar a graça (e com certeza, a gente alcança aquilo que almeja).

Parece que ultimamente o SESC tem dado preferência aos globais mesmo. Estou enganado ou nos últimos tempos cresceu significativamente o número de espetáculos com gente de TV? Não desmerecendo artistas com o gabarito de Fernanda Montenegro (ihhh... quando fui comprar meu ingresso, já havia esgotado!) ou Sérgio Britto (que no auge de seus mais de 80 anos, experimenta de verdade e se expõe com dois Becketts). E de uma hora para a outra, esse mesmo SESC resolve não dar mais desconto para a classe artística na compra de ingressos para alguns de seus espetáculos (aliás, eu adoraria saber o motivo, já que os grandes nomes do teatro, apenas aqueles que são amiguinhos da turma, não precisam de desconto: ganham convites). E permanecem contratações caríssimas para uns e irrisórias (quando efetivadas) para outros. Será que alguém poderia me explicar o que acontece?

Para garantir a dialética, segue o link de uma crítica de Barbara Heliodora para o jornal O GLOBO, que classifica a encenação aqui comentada como “a melhor já feita da obra de Suassuna”: http://oglobo.globo.com/cultura/rioshow/mat/2009/04/23/encenacao-de-farsa-da-boa-preguica-a-melhor-ja-feita-da-obra-de-ariano-suassuna-755404468.asp . Lá, a ficha técnica também é mencionada, por isso (e porque estou com preguiça) não disponibilizarei aqui.

E que venham mais comentários!!!

















No endereço:
há detalhes da temporada paulistana. Que preguiça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário