Entre em contato conosco: https://linktr.ee/almatranspessoal

sexta-feira, 25 de maio de 2018

PSICOTERAPIA E A TRANSCENDÊNCIA DE CONCEITOS




Diferença entre Psicologia, Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise

Em pleno século XXI ainda existem crenças limitantes como: "terapia é coisa para louco" ou "por que fazer terapia se posso conversar com um amigo" ou ainda "terapia é caro". Por trás desse tipo de crenças, noto que muita gente desconhece o real significado e os benefícios que a terapia pode proporcionar para qualquer tipo de pessoa. Mas você sabe o que é terapia?

Terapia significa tratamento. Todo tipo de tratamento para a saúde pode ser considerado terapêutico. Por isso, é sempre importante contextualizarmos o uso dessa palavra: no parágrafo acima, usei a palavra terapia como uma simplificação de psicoterapia, que é o tratamento da psique (alma, mente, espírito).

Diante disso, deve ficar mais claro o entendimento do conceito de psicologia: é o estudo da psique. O psicólogo forma-se em uma faculdade de psicologia e pode atuar em diversas áreas:  Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social e Neuropsicologia. Ufa... Imagine quanto conteúdo é oferecido a esse universitário! Diante de tantas possibilidades, encontra-se a psicologia clínica que é onde o profissional atua como psicoterapeuta.

Muita gente também confunde a diferença entre psicólogo e psiquiatra. A psiquiatria é um ramo da medicina, ou seja, um psiquiatra é um médico! Se o leque de especializações de uma faculdade de psicologia é enorme, imagine o de uma faculdade de medicina! E isso revela muito sobre a visão da maioria dos médicos psiquiatras da atualidade: grande parte deles não se aprofunda em técnicas psicoterapêuticas e acaba escolhendo exclusivamente caminhos medicamentosos. Isso tem a ver com o paradigma predominante na medicina ocidental convencional: a visão mecanicista de mundo. Nela, todo o universo funciona como máquinas e isso vale para os seres vivos também. Segundo esse olhar, os remédios seriam a grande solução pois regulariam nossa bioquímica corporal. E aonde ficaria a psique (alma, mente, espírito) nesse modelo em que tudo gira em torno exclusivamente de nosso corpo? Não estou dizendo que todos os médicos têm esse olhar limitado, mas infelizmente essa é a base de ensino ainda predominante na academia.

Voltemos à psicoterapia. Como dito, a psicoterapia é o tratamento da psique, ou seja, é um processo que utiliza técnicas voltadas para a expressão da saúde da alma, mente, espírito. Fica mais claro dizer que o psicólogo pode escolher atuar como psicoterapeuta. Mas nem todo psicólogo é psicoterapeuta. Um psiquiatra também pode atuar como psicoterapeuta (quando se dispõe a fazer acompanhamentos frequentes por meio de técnicas psicoterapêuticas) que podem ou não se associar ao uso de medicamentos.

Quando o assunto é psique, há ainda outro termo muito comum: psicanálise. A psicanálise é uma linha de abordagem psicoterapêutica criada por Freud. É importante para a psicologia, mas não é o único caminho. Portanto, ela é apenas  um dos tipos de abordagem psicoterapêutica. De um modo abrangente, atualmente são consideradas quatro as forças da psicologia (ou linhas psicoterapêuticas) que aqui apresento de forma cronológica: comportamental, psicanálise, humanista e transpessoal.

Já dissemos que psicólogos e psiquiatras podem (ou não, de acordo com as metodologias profissionais que escolhem) atuar como psicoterapeutas. Mas não dissemos que um psicoterapeuta não necessariamente precisa ser um psicólogo ou psiquiatra. Um psicoterapeuta transpessoal, do mesmo modo que um psicanalista, pode construir sua formação a partir de cursos específicos voltados exclusivamente para essa finalidade.

Obviamente que um profissional não precisa se restringir a uma ou outra linha psicoterapêutica. O grande estudioso da psicologia e médico psiquiatra Carl Gustav Jung disse: "ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."

A Psicoterapia Transpessoal por Adriano Rizk

A psicoterapia transpessoal trabalha pelo equilíbrio do indivíduo a partir de quatro pilares (ou campos de energia) fundamentais: físico (corpo), emocional (sentimentos e emoções), mental (crenças, pensamentos) e espiritual (intuição e espiritualidade). É uma abordagem holística e integrativa, ou seja, ao invés de tratar o ser enquanto máquina, considera-o um como um todo composto por campos de energia em conexão.

Holístico refere-se a holismo, isto  é, holograma. Psicoterapeuticamente, holística é uma visão de mundo que considera que a parte contém o todo, assim como o todo contém a parte. Por isso, nossos campos de energia físico, emocional, mental e espiritual estão intimamente interligados e afetando-se um ao outro. O desajuste de apenas um deles, prejudica (em maior ou menor grau) todos os demais, assim como o equilíbrio de um também estimula a harmonia  dos demais.

É importante frisar que a questão espiritual é acolhida pela psicoterapia transpessoal de modo natural, como forma de expressão da alma e do espírito, respeitando as escolhas individuais relacionadas a religiões, por exemplo.

Benefícios

Escolhi com muito amor atuar com a psicoterapia transpessoal, justamente pelo seu caráter inovador. Meu trabalho é totalmente estruturado a partir da física quântica. Exploro o caminho de  transformação e cura através do autoconhecimento e expansão de consciência, por isso não me restrinjo  apenas à conversa, mas exploro  um conjunto de experiências composto também por meditação, consciência respiratória, percepção corporal.

Criei uma metodologia chamada Energia do Palhaço, que utiliza a arte como metáfora da vida. Quando encaramos um obstáculo como um problema, ele se torna ainda maior, já se o tratamos como um desafio, o caminho se torna mais estimulante, afinal vencer desafios é muito prazeroso!

Que tal aprendermos com a brincadeira das crianças? Para elas, brincar é algo muito sério. A vida é uma grande brincadeira que deve ser levada a sério! Encarando um processo psicoterapêutico desse modo, os benefícios são a liberação de bloqueios, crenças e dores que nos aprisionam em padrões de sofrimento e dor.

Nada acontece por acaso, portanto investigar os ensinamentos presentes às situações que vivemos, proporciona a descoberta de novos significados e sentidos para a vida.

Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre minha abordagem psicoterapêutica, incluindo o diferencial de meu uso da arte enquanto metáfora da vida, entre em contato pelo WhatsApp ou Telefones: (11) 98138-8798 / 2455-7312. Ou acesse:  www.almatranspessoal.com.br

Vale destacar que meus atendimentos podem ser realizados presencialmente ou a distância (através de chamada por vídeo) com a mesma qualidade e confiabilidade.  



Adriano Rizk 
atualmente trabalha como Psicoterapeuta Transpessoal e Tarólogo. No início dos anos 2000, ainda na faculdade de administração, descobriu o teatro, onde viveu experiências energéticas de expansão de consciência. Foi estudar a linguagem artística do palhaço e mergulhou em um profundo processo de autoconhecimento. Escolhe a psicologia transpessoal, tarô, astrologia, kaballah e biopsicologia (incluindo tantra yoga) como pilares de sustentação para sua atuação enquanto terapeuta holístico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário